sexta-feira, 7 de novembro de 2008

A.2 - Ética na investigação cientifica

A ética na investigação científica é regida, fundamentalmente, por certos princípios básicos. O investigador deve revelar competência profissional, mantendo-a ao mais elevado nível no seu trabalho; integridade, tendo um relacionamento correcto com os outros profissionais; responsabilidade profissional e científica, seguindo uma conduta para não prejudicar a reputação da comunidade profissional e científica de que faz parte; respeito pelos direitos, dignidade e diversidade das pessoas, evitando qualquer tipo de discriminação; e responsabilidade social, tendo obrigações para com a comunidade em que trabalha e contribuindo para o avanço da ciência.

No que diz respeito às relações que envolvem pessoas e lugares, o investigador não deve falsificar resultados e tem de respeitar as regras de protecção das pessoas que participam na investigação. Deve também respeitar o ambiente em que é efectuado o trabalho e ter em consideração as consequências da investigação a médio e longo prazo sobre as pessoas, comunidades e locais investigados. Os resultados devem ser apresentados de forma a respeitar a condição dos informantes locais, em relação às suas opções referentes à forma de se identificarem, quer optem por o anonimato ou não, e devem ser comunicados aos colegas e instituições locais. Os informantes têm ainda o direito de conhecer os objectivos e aplicações do projecto de investigação.

A informação obtida em confidencialidade não pode ser usada em proveito próprio e deve haver a obrigação de assegurar a confidencialidade da informação sensível obtida. Não é confidencial a informação obtida em locais públicos e a existente em publicações ou arquivos públicos. A recolha de informação sobre uma pessoa, que não seja o resultado de uma mera observação num lugar público, deve ser precedida de autorização dela. Isso implica que a participação é voluntária, e os participantes devem ser informados sobre possíveis riscos e benefícios da sua participação e sobre os procedimentos a utilizar para manter a confidencialidade.

A recolha de informação na internet e a subsequente análise e divulgação da informação obtida, coloca à investigação científica novas condições que devem ser considerados logo na fase de definição do projecto de investigação. A facilidade em publicar informações na Internet contribui para que se tenha acesso a elas, podendo um determinado assunto ser analisado de diferentes perspectivas. Apesar disto, há a desvantagem da possibilidade de haver algumas informações incorrectas.


Bibliografia:

- Caderno TICG, vol. 2 – Anexo 2

- International Center for Information Ethics – http://icie.zkm.de/

- AOIR (2002) – http://www.aoir.org/reports/ethics.pdf

- Hambridge, Sally (s/d) - http://www.pcplayer.dk/netikette_reference.doc

Sem comentários: